Postagens populares

quinta-feira, 23 de junho de 2011


DROGAS RESPONSABILIDADE DE TODOS
"UNIR CONSCIÊNCIA INTELECTUAL COM CONSCIÊNCIA MORAL É O CAMINHO PARA O FIM DAS DROGAS"


AS DROGAS (licitas ou ilícitas) são hoje um dos principais problemas de saúde de nosso país e do mundo. Vem silenciosa e aceleradamente provocando uma série de problemas em todas as áreas e sociais, ou seja, nas áreas: Familiar, econômica, política e cultural. É comum os meios de comunicação proferirem notícias trágicas e violentas relacionadas com a droga e a dependência quimica. Atualmente o número de usuários esta alarmante em todo país e nossa cidade esta incluída nesse índice. Portanto, essa questão da dependência quimica, relacionada com a bandidagem e a violência, vem aumentando porque existe a omissão e empenho dos agentes sociais (que somos nós) de não assumir realmente a responsabilidade social.

Sabemos que é dever do Estado a questão da droga, mas sem a participação e colaboração de todos, ”da sociedade” nada é feito. Pois, ela tem invadido e destruído a principal instituição da sociedade, “a família”. Realmente cabe ao governo a criação de programas, clinicas gratuitas, investimentos nas comunidades terapêuticas para o auxilio e reabilitação do usuário de droga.
Mas isso, não é suficiente, pois se sabe que a dependência além de ser biológica, tem vários fatores sociais e psicológicos que desencadeiam o uso, desde as influencias de amigos, parentes, festas, as questões de relação afetivas, os problemas familiares, econômicos, a questão educacional, de valores morais e éticos.

São diversos os caminhos para um futuro sem drogas, violências: a questão da educação, qualificação do sistema de saúde, divisão da riqueza, reforma agrária, planejamento familiar, limites para nossos filhos a partir de nossa própria casa e sem esquecer-se da fundamental importância da espiritualidade. Mas para isso, todos temos que abraçar essa causa e buscar esses caminhos para um futuro melhor sem droga, tráfico, violência, bandidagem. Uni - vós povo, escola, associações religiosas, de bairros, os políticos, devemos participar dos encontros, de estudos e reflexões e cobrar mais das políticas públicas em relação a esse assunto, e assim iremos derrotar um dos maiores inimigos que temos, “a droga e o tráfico”. Ação é uma palavra que tem que ser colocada em prática para obter resultados concretos na vida social, portanto, é unir o pensar e o fazer. Segundo o filósofo e sociólogo Karl Marx, não é a consciência dos homens que determina o seu ser social, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência. Sendo assim, precisamos pensar discutir e colocar em prática para ter uma sociedade mais justa e melhor para os nossos filhos.
A COMUNIDADE TERAPEÚTICA “HÁ ESPERANÇA SEM DROGA” CONVIDA A SOCIEDADE PARA O 3º ENCONTRO ANTI-DROGA QUE SERÁ DIA 25 JUNHO 20:00H NO “ AWUE MÚSICA” CAMINHO DO LAGO.

SOCIOLOGA E PASTORA MAGNÓLIA DE ALENCAR ESCÓRCIO (VOLUNTÁRIA E COOLABORADORA DA CASA DE RECUPERAÇÃO)


.

3 comentários:

Dri cuevas disse...

E Isto mesmo a droga esta acabando com muitas familia falta de união dentro de casa,seu comentario esta bem explicado.Se cada ser tivece DEUS n coração o mundo seria bem melhor n teria tanta drogas.

Vilmar Barros de Oliveira disse...

Ótimo texto,
Aborda de forma coerente e madura,
uma questão que aflige a todos nós.
Que é a questão das drogas.
Beijo grande

ANA ROOS disse...

Coragem de dizer o que tem de ser dito!
Beijos